sábado, 26 de junho de 2010

Os duelos da Copa

Os duelos da Copa

Brasil jogou contra Portugal. Chile contra a Espanha. E nos dois jogos havia uma espécie de cerimônia. Depois que fez seu gol que diminuiu a diferença na derrota para Espanha, os chilenos pararam de pressionar. Estavam contentes com o resultado. A derrota que os levou a disputar as oitavas de final com o Brasil. Já o Brasil não perdeu para Portugal. Empatou. E havia um certo clima de se buscar um resultado bom para ambos. Um certo alívio de não ser o mata a mata. E talvez uma certa incompetência com o escrete canarinho desfalcado. Mas o fato é que eram duas ex-colônias jogando com seus países colonizadores.
Hoje, Gana, único representante da África nesta fase, elimina os Estados Unidos. E aqui como em outros lugares do mundo, muitos senão a maioria torciam para que os africanos levassem. Os ianques não! Era um alívo não tê-los no futebol, esporte mais popular do mundo mas que ironicamente era ignorado pela grande potência mundial.
Todos dissemos que são apenas jogos, mas a grande verdade é que na Copa do Mundo se encenam conflitos entre os países que vão além das chuteiras. Algumas rivalidades e suas torcidas de ocasião possuem um pano de fundo geopolítico que apimenta mais a disputa simbólica que se trava em uma partida de um mundial. Dá para se dizer que nós, os seres humanos evoluímos dos circos romanos onde a massa assistia a carnificinas ao vivo e a cores para essa batalha de chuteiras. Alguns pingos de sangue aparecem involuntariamente. É um jogo muitas vezes violento. Mas o futebol e o circo chamado Copa do Mundo encenam rivalidades já domesticadas mas que nos fazem tomar contato com essa concorrência tribal que está impressa em nossas subjetividades e que jogam os seres humanos e as sociedades que eles formaram sempre para algum tipo de disputa. É muito bom que essa que dura somente 90 minutos tenha esse poder de nos fazer sentir coisas extremadas em tão intensos minutos.. e que de alguma forma tenham o poder de aliviar essa nossa compulsão animal de lutar com os Outros para destruí-los e para não ser destruído. E o bom é que nesse tipo de duelo o país mais poderoso do mundo pode ser eliminado pela África. E na maior alegria e paz.

Nenhum comentário: